domingo, 6 de dezembro de 2015

Almoço de família e fator correção

Pessoal! Mais um desfio a vista! Haha
Chegou o final do ano, a época de reunir todos os familiares para jantar juntos e celebrar natal e ano novo, porém esse ano, como eu já havia dito em postagem anteriores eu vou viajar, então, não terei que fazer ceias de natal e nem de ano novo. (ufa, tranquilidade...)

Mas enfim, para não ir embora sem uma comemoração digna de final do ano, teremos um almoço para 17 agora! Haha
Próximo domingo (e sábado), estarei na cozinha para fazer um almoço para meus amados familiares. A ideia dessa vez é seguir a linha do jantar para 8 que virou para 9 e seguir na linha clássica da gastronomia, se bem que algumas sobremesas que farei será com uma linha mais contemporânea, com verrines e tal.

Verrine: Derivado do francês, verre significa copo, vidro. Portanto, uma verrine é uma sobremesa que é servida em um copo ou taça. 

Com definições a parte, estou bem ansiosa para anunciar o cardápio a todos, mas ao mesmo tempo fico meio apreensiva, porque eu sou muito impulsiva. Eu para mudar de ideia é um pulo e por mais que já tenha decidido o cardápio, esse já o segundo definitivo. Já tinha montado um, mas foi coisa e uma noite que eu mudei completamente de ideia e a única coisa que se manteve do primeiro foi a entrada.

Então provavelmente vou lançar o cardápio na próxima postagem.

Outra coisa que achei super importante colocar aqui, seja para um leitor que cozinhe em casa, para um calouro da faculdade ou um aspirante a entrar na gastronomia é sobre fator correção.

Lembrei disso enquanto eu fazia a lista de compras e calculava a quantidade de comida que eu preciso comprar para o almoço. Fator Correção (FC) é um número utilizado na gastronomia que corresponde a divisão do peso bruto do produto por ele limpo (FC=PB/PL). Digamos por exemplo, uma carne primeiramente pode ser retirada a gordura (que por mais que é pouco, já um peso que estava incluído no peso que você pediu no açougue) e depois ela ainda vai para algum tipo de cocção, pode ser frigideira, panela, forno e isso faz com que a carne perca um pouco do seu peso inicial, pela perda de água por exemplo.

Por que escrever sobre isso? Digamos que eu tenha uma receita que leve espinafre (esse tem um FC de 1,81), o espinafre de todos os folhosos, sabemos que ele simplesmente some, né? E por causa disso eu resolvi trocar por couve (FC=1,68). Para poucas pessoas, vai fazer pouca diferença, mas se você já está cozinhando para 10 pessoas, vai sobrar bem mais couve.
Agora imaginemos que a situação é o contrário. Perigo, hein? Vai faltar.

Então fica essa minha dica como formada em gastronomia, se quiserem alterar e criar algo diferente, nada custa entrar na internet verificar esse número, assim você consegue um numero bem exato de quanto você precisa para substituir aquele ingrediente.

Espero que tenham gostado dessa postagem e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário